Saturday, November 17, 2018

João Viegas Carrascalão: Operação TREPE, "Eu Jamais Vos Esquecerei!"

João Viegas Carrascalão
Operação TREPE, "Eu Jamais Vos Esquecerei!"

De Joao Viegas Carrascalao a 15 de Novembro de 2009 às 02:47 (Komentariu ba Zito Soares nia artigu ida hakerek iha pagina allma.blogs.sapo.pt konaba Memoria Okupasaun Emabaixa Amerikana iha Jakarta husi grupo 29 iha loron 12 Novemru tinan 1994.)

Zito,

Li com muita emoção as tuas memorias da ocupação da embaixada americana através dos links que a HE gentilmente colocou no fórum. Relato simples e desprendido de uma acção de vulto, decisiva na nossa luta pela libertação de Timor. 

Devo antes de mais dizer-te que não eh meu costume comentar quaisquer postings nos variadíssimos blogs que se dedicam a questões de Timor. São muitos postings mas leio-os quase todos, muito embora o faca em diagonal, na maioria dos casos. Em consciência não poderia manter essa postura face as tuas memorias. Como disse atrás , um relato simples e desprendido de uma acção de vulto e decisiva na nossa luta. Coordena eu na altura a Frente Diplomática da Resistência e bem me lembro quão difícil foi nessa altura manter viva e dar continuidade as acções despoletadas pelo massacre do 12 de Novembro. A vossa heróica acção trouxe trouxe um novo crepitar na chama da luta que ameaçava perder intensidade. Foi uma acção valorosa, direi mesmo heróica , de um punhado de jovens em terras hostis que nos permitiu demonstrar uma vez mais a determinação do povo timorense em conquistar a sua libertação . Uma acção de imensurável dimensão , de coragem, de determinação e destemor frente a todos os perigos, incluindo a vossa própria morte. Um punhado de jovens, sem dinheiro, sem protecção mas destemidos oferendo a vida pela libertação do seu povo. Que nobreza de espírito e que grandeza de alma.

A tua escrita demonstra exactamente isso e essa eh a razao porque não poderia deixar de te oferecer esta simples homenagem, para ti e para os teus colegas. Jovens que tudo deram e nada pedem em retribuição . Obrigado por relembrar esses não muito longínquos dias, mas que muitos parecem ter já esquecido. 

A realidade dos dias de hoje eh bem diferente desses dias em que todos, todos irmanados pelo mesmo ideal da libertação nos dávamos as mãos , sem preconceitos de qualquer espécie , sem atendermos as diferentes persuasões politicas, confissões religiosas ou estatuto social. Os timorenses, lado a lado com a solidariedade internacional, em busca do cumprimento do mais básico direito do Homem, ser livre e senhor do seu destino. Que fenómeno de solidariedade humana, sem precedentes e impar na historia do mundo. Os teus artigos transportam-me a esses tempos, para que não nos esqueçamos dos nossos heróis sem nome. Bem hajam e que Deus vos abençoe. Eu jamais vos esquecerei.

Repost - Foti tutan husi https://allma.blogs.sapo.pt
Memória da ocupação de Embaixada US em Jakarta 1994

No comments:

Post a Comment